quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

2º EXPOSIÇÃO E FEIRA DE SAÚDE MENTAL

                                 
                                      2º EXPOSIÇÃO E FEIRA DE SAÚDE MENTAL


      Aconteceu no dia 1º de dezembro, na Praça Leonel Brizola em frente a Prefeitura de Alvorada a 2º exposição de artesanato da Saúde Mental, promovido pela Secretaria de Saúde do município. A exposição contou com obras feitas nos CAPS I, CAPS II, E CAPS AD.
      CAPS é abreviação para Centro de Atenção Psicossocial, é um serviço gratuito a população, porem pouco divulgado, pouquíssimas pessoas (- 10%) tem conhecimento que existam estes centros de atendimento. Vivemos hoje em dia em uma sociedade doente emocionalmente que muitas vezes nem se dá conta dos malefícios que causam a si e aos outros, distúrbios que se não tratados podem levar a morte precoce do seu portador ou dos que vivem a sua volta. A negação ou falta de autoconhecimento na maioria das vezes impede o individuo ou familiar a procurar ajuda, por isto quanto mais cedo se procura ajuda para estes distúrbios, maiores serão as chances de sucesso. A Prefeitura conta com o serviço dos CAPS que é gratuito, tendo como único requisito o cartão do SUS e a vontade de mudar. Se você conhece alguém que necessite de ajuda, ajude-a.
      O CAPS I, também conhecido por Capsi Florescer, presta atendimento para crianças de 0 a 18 anos incompletos com transtornos psiquiátricos graves (esquizofrenia, autismo, retardo mental...) vindos por muitas vezes de abrigos, hospitais e via conselho tutelar. O CAPS I tem psiquiatras, psicólogo, enfermeiros, assistente social, atendimento individual e em grupo, que é chamado de oficina terapêutica ou terapia ocupacional. Seu horário de atendimento é das 08:00 as 12:00 e das 13:00 as 17:00 / Rua Alberto Pasqualini, 220.
      O CAPS II é o centro que cuida dos pacientes acima de 18 anos, com estado mais grave e em situação de risco, esquizofrênicos, transtornos bipolares, psicóticos que atentam contra a própria vida ou a de outros. Este centro também conta com psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, assistente social, atendimento social e em grupos, oficinas terapêuticas e terapias ocupacionais com avaliação e acompanhamento da equipe medica e de enfermagem. As avaliações determinam o quadro dos pacientes, se sua doença evolui eles tem recebem encaminhamento para internação psiquiátrica se há regressão da doença são encaminhados ao CAISMENTAL que trata de doença mental leve ou moderada.  Seu horário de atendimento é das 08:00 as 12:00 e das 13:00 as 17:00 / Rua Rumenia, 15.                                                                    
      O CAPS AD é o centro que trabalha com os dependentes químicos sejam eles usuários de drogas (álcool, maconha, cocaína, crack e tantas outras) ou fármaco dependência (dependentes de medicamentos). Na recuperação de dependentes químicos o CAPS AD conta com uma grande estrutura com grupos de psicoeducação, grupo de familiares, grupo de álcool, grupo de crack, grupo de benzodiazepínicos, oficina de artesanato, oficina de informática, oficina de horta, oficinas de alfabetização e oficinas de saúde. Os materiais produzidos no CAPS AD são vendidos em feiras, exposições ou no próprio caps, e o dinheiro arrecadado é usado para a alimentação dos participantes das oficinas tendo em vista que muitos são carentes, na compra de novos materiais para trabalho e passeios visando à reinserção social. Todos os grupos têm um supervisor qualificado para dar suporte aos membros do grupo. O ingresso no CAPS AD se dá através de: pré-acolhida, acolhida, atendimento individual onde é traçado o plano terapêutico e após estas três primeiras avaliações o paciente é direcionado ao grupo que melhor irá ajudá-lo com sua doença. O CAPS AD conta com uma equipe de psiquiatra, psicólogo, clinico geral, enfermeiros, assistente social e serviço administrativo. Seu horário de atendimento é das 08:00 as 12:00 e das 13:00 as 21:00 / Rua Roca Sales, 55.
     

Nenhum comentário: